Páginas

domingo, 22 de outubro de 2017

Economia anos 70

A década de 70 ficou conhecida como a "década do milagre brasileiro", e também como o ague da ditadura militar, no governo Médice.

Nessa época a economia parecia que iria decolar, o país chegou a ser considerado a nona economia mundial. Porém, nem tudo o que parece realmente é.
O que ocorreu foi uma expansão e internacionalização da economia brasileira, que foi bancada com empréstimos no exterior, o que gerou um aumento drástico da dívida externa e dependência do capital estrangeiro, minimizado por taxas baixas de juros no mercado internacional e pelo crescimento econômico. Além disso, os beneficiados pelo "milagre" foram a classe média, enquantos os outros ficaram na miséria. Para resumir, o que no início parecia ser a melhor coisa que já havia ocorrido ao Brasil, foi rapidamente se revelando como uma tragédia.

Nessa época, a OPEP(Organização dos países exportadores de petróleo) decidiu triplicar o preço do barril de petróleo. O Brasil sofreu com isto, e no final da década de 70 ocorreu uma das piores inflações que já havia sido vista. Uma das ações tomadas para evitar a crise foi a criação do Pró-álcool, durante o governo Geisel, que foi um programa que visava criar motores para carros que funcionasse a base de energia alternativas, no caso, o álcool. Porém, o programa não deu certo.

Na virada de 1979 para 1980, a inflação beirava os 80%, contrariando a declaração do então ministro do Planejamento, Mário Henrique Simonsen, da na primeira metade 1979. Aquela havia sido a maior inflação nos últimos 20 anos, e contribuiu para a década de 80 ser conhecida como "A década perdida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário